17/09/2018

Qual a importância da ART na fabricação de andaimes?

Nós encontramos por aí TODO TIPO de fabricantes de andaimes e plataformas. Desde o Zé da oficina de esquina, que tem uma máquina de solda e se arrisca a fabricar umas pecinhas, até as grandes empresas, que fornecem para VALE, CSN, Usiminas, etc.

Mas, como ter certeza que você está adquirindo o andaime de uma empresa séria, dentro dos requisitos necessários, devidamente normatizado e com Responsável Técnico pela fabricação?

 

Para um trabalho seguro, é necessário usar um produto adequado e normatizado. Até porque, a sua vida ou de seus colaboradores estão em jogo. Se um produto desse tomba ou desmonta por má fabricação, as causas são tristes e irreparáveis. NÃO ARRISQUE.

Aqui vai algumas dicas!

  • Primeiro, veja o histórico da empresa e a carta de clientes. O fabricante é renomado no mercado? Seu produto já tem um tempo de implementação pra garantir qualidade?
  • Segundo, o produto está de acordo com as Normas Regulamentadoras NR-18 e NBR-6494? É necessário verificar ponto a ponto, pra ter certeza que está de acordo. Alguns pontos importante a verificar é: Piso antiderrapante, rodízio com trava, guarda-corpos e rodapés, capacidade de carga, informações no andaime sobre segurança e montagem, entre outros itens das normas.
  • Terceiro e MAIS IMPORTANTE:

Ponto da NR-18: 18.15.2.1 Somente empresas regularmente inscritas no CREA, com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou societário, podem fabricar andaimes completos ou quaisquer componentes estruturais. (Inserido pela Portaria SIT n.º 201, de 21 de janeiro de 2011)

O fabricante tem registro da empresa no CREA?

Engenheiro habilitado pertencente ao quadro de funcionários ou Societário?

Nós já vimos no mercado, por incrível que pareça, Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) sem essas devidas regularidades, com informações totalmente distintas do que tem que ser. Esse documento comprova que o andaime foi devidamente fabricado, porém, você deve verificar e denunciar ao CREA caso haja alguma irregularidade com a ART fornecida pelo fabricante. Veja um exemplo dos requisitos mínimos que uma ART enviada para o cliente precisa ter:

 

Você pode consultar o fornecedor e a ART no site do CREA. Aqui em SC, o link é:

http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=empresas-habilitadas

A verificação da ART, até mesmo antes da compra, solicitando ao fornecedor um modelo já enviado para outro cliente, é uma atitude que pode fazer com que você selecione o fornecedor e não caia numa cilada, pois normalmente o cliente só sabe que a empresa é irregular depois que compra.

Evite o transtorno de comprar um equipamento ruim. Garanta a segurança dos seus colaboradores.

Obrigado pela atenção!

Att,

Otávio Alcântara – Setor Comercial / Desenvolvimento de Projetos Especiais
E-mail: otavio@monteeuse.com.br 
Skype:
 Otavio_410
Telefones para contato: (47) 3438-8852 / 3454-8240 | (47) 9.9144-1252

 Fale conosco pelo WHATSAPP

Fique ligado em nossos canais de comunicação!
www.monteeuse.com.br
|  LinkedIn |  YouTube |  Facebook